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Formulários das Rotinas Acadêmicas do Curso de Graduação em Medicina Veterinária (Bacharelado)

ATENÇÃO! Procedimento temporário para atendimento e recebimento de requerimentos durante a Pandemia de COVID-19.
 
 
Como fazer um pedido à Secretaria Integrada

O canal de informações e requisições de rotinas acadêmicas entre você (estudante) e a universidade é realizado pelo e-mail da Secretaria Integrada da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
 
Para enviar requerimento(s) à Secretaria Integrada, você deverá baixar o formulário específico em formato “.docx”, preenchê-lo de forma digitada no seu editor de texto, salvá-lo em formato “.pdf” (bem como os anexos, quando houver) e em seguida deverá enviá-lo(s) obrigatoriamente por meio do seu e-mail institucional para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (que é o e-mail da Secretaria Integrada da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária). No assunto do e-mail você deverá obrigatoriamente colocar o seu nome, o seu curso e o tipo de pedido (dentre os tipos listados a baixo). Por exemplo: Maria da Silva – Medicina Veterinária - Aproveitamento de Componentes Curriculares. Observamos que não é necessário assinar o requerimento pois o envio a partir do seu e-mail institucional garante que o pedido está sendo realizado por você.
 
Para enviar dúvidas à Secretaria Integrada, basta seguir as mesmas orientações anteriores, só que não será necessário anexar formulários. Mas é obrigatório que o assunto do e-mail tenha o seu nome, o seu curso e o assunto da dúvida. Por exemplo: Maria da Silva – Medicina Veterinária – Dúvida sobre Aproveitamento de Componentes Curriculares.
 
 

Tutoriais Úteis

1) Caso você não saiba como acessar o e-mail institucional da UFLA veja as instruções clicando aqui.

2) Após o envio de um pedido com formulário, quando pertinente, você receberá um e-mail de resposta com um número de protocolo para acompanhar a tramitação do seu requerimento. O sistema utilizado para o acompanhamento da tramitação do seu pedido é o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Para consultar o tutorial de como usar o SIPAC, clique aqui. Para acessar diretamente o SIPAC, clique aqui.

3) Outra informação bastante útil é saber como fazer matrículas em componentes curriculares pelo SIG (Sistema Integrado de Gestão) na época das etapas de matrícula, veja as instruções clicando aqui. Para saber as datas das etapas de matrículas veja o cronograma acadêmico clicando aqui.

 

Afastamento para participação em atividades de extensão e similares
  • Orientações: Faça login no SIG (Sistema Integrado de Gestão) e acesse Documentos Acadêmicos > Requerimentos Específicos > Requerer Recuperação de trabalho escolar, Regime especial ou Abono.
  • Formulário: emitido no SIG (Sistema Integrado de Processos).
  • Tramitação: Estudante -> entrega na PROEC (Pró Reitoria de Extensão e Cultura) para protocolo, análise e lançamento SIG (Sistema Integrado de Gestão) -> arquivamento PROEC (Pró Reitoria de Extensão e Cultura).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROEC 001/2019.

 

Aluno Ouvinte (SUSPENSO para 2020/2, 2021/1 e 2021/2, conforme Portaria PROGRAD 166/2020)
  • Orientações: Para informações contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> coleta aceite dos docentes -> entrega / envia para a SI-AU (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo e análise -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG 019/2019.

 

Aproveitamento de Componentes Curriculares - ACC
  • Orientações: Entregue no prazo previsto no cronograma acadêmico, para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional. Leia o tutorial ACC
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> lançamento no SIG (Sistema Integrado de Gestão) -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos)  -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021.

 

Autorização para Aproveitamento Extraordinário de Componentes Curriculares
  • Orientações: Para informações contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> lançamento no SIG (Sistema Integrado de Gestão) quando pertinente -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021.

 

Componente Curricular Complementar
  • Orientações: Entregue no prazo previsto no cronograma acadêmico. As cópias dos documentos comprobatórios deverão ser numeradas sequencialmente e na mesma ordem em que os respectivos CCC (Componentes Curriculares Complementares) foram indicados no formulário. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulários: baixar o formulário 1 de 2 (.docx) // baixar o formulário 2 de 2 (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> lançamento no SIG (Sistema Integrado de Gestão) -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD nº 013/2021. Vide legislação específica do curso aqui.

Componente Curricular Isolado (SUSPENSO para 2021/1 e 2021/2, conforme Resolução CEPE 101/2021)
  • Orientações: Entregue no prazo previsto no cronograma acadêmico. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Candidato -> entrega na SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) responsável pela maioria dos componentes curriculares pleiteados para protocolo e análise -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> execução e arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG nº 012/2019.

Dilação de Prazo
  • Orientações: Entregue no prazo previsto no cronograma acadêmico. Para informações contate a DRPE (Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário:baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a DRPE (Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino) para protocolo por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. -> análise e providências (caso necessário) da DRPE (Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino) -> publicação SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) > providências (caso necessário) e arquivamento pela DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Título VIII. Capítulo IV. Resolução CEPE 473/2018.

Exame de Suficiência
  • Orientações: Entregue no prazo previsto no cronograma acadêmico. Clique aqui para ler as orientações. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> publicação SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> encaminhamento aos Departamentos -> avaliação nos Departamentos -> lançamento no SIG (Sistema Integrado de Gestão) -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD nº 015/2021.
  • Restrições por curso, por matriz e por componente curricular: Consulte a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para verificar se há componentes curriculares do seu Curso que não permitem Exame de Suficiência.

Justificativa de Ausência na Recepção de Calouros
  • Orientações: Clique aqui para ler as orientações na página de recepção de calouros. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> publicação SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Artido 41 da Resolução CEPE 473/2018.

Justificativa de Ausência no ENADE

Mérito Acadêmico
  • Orientações: Acesse https://prograd.ufla.br/merito-academico para ler as orientações. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: Não há padrão por se tratar de entrega de o currículo.
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> divulgação na Sessão Oficial da Colação de Grau.
  • Normatização: Resolução CEPE 176/2021.

Migração de Matriz Curricular
  • Orientações: Para informações contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> execução de arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 (recomenda-se não efetivar durante as etapas de matrículas).

Mobilidade Acadêmica pelo Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil 
  • Orientações: Para informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) contate o SPP (Setor de Programas e Projetos) da DRPE (Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulários: acesse os formulários aqui.
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. -> outros trâmites são comunicados por e-mail.
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG nº 016/2019. 

Reconsideração de Decisão Anterior (Recurso)
  • Orientações: Para informações contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo e análise (quando pertinente) -> análise do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) (quando pertinente) -> análise da Congregação da Unidade Acadêmica (quando pertinente) ->  análise CONGRAD (Conselho de Graduação) (quando pertinente) -> providências (quando pertinentes) -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e Instruções Normativas Complementares.

Recuperação trabalhos escolares, Regime especial ou Abono de falta
  • Orientações: Faça login no SIG e acesse Documentos Acadêmicos > Requerimentos Específicos > Requerer Recuperação de trabalho escolar, Regime especial ou Abono.
  • Formulário: emitido no SIG (Sistema Integrado de Processos).
  • Tramitação: Estudante cadastra e emite o requerimento do pedido por meio do SIG (Sistema Integrado de Processos) -> reúne tanto o requerimento gerado pelo sistema quanto o documento que embasa o afastamento e os entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) -> lançamento no SIG (Sistema Integrado de Processos) ou encaminhamento à PRAEC (Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários) para análise -> arquivamento na SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica).
  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG nº 012/2021.

Regime Diferenciado
  • Orientações: Para informações contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulários: baixar o formulário 1 de 2 (.docx) // baixar o formulário 2 de 2 (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega / envia para a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo, análise e providências -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> providências e arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Resolução CEPE 373/2019 e IN PRG nº 16/2019.

Trancamento Geral de Matrícula
  • Orientações: O trancamento deve ser realizado durante as etapas de renovação de matrícula no  SIG (Sistema Integrado de Processos). Após esse período, via requerimento conforme o prazo previsto no cronograma acadêmico. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega na  SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> análise da SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) e do CCG (Colegiado do Curso de Graduação) -> publicação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) -> providências (se necessárias) e arquivamento na DRCA (Diretoria de Registro e Controle Acadêmico).
  • Normatização: Artigo 98 parágrafo 3 da Resolução CEPE 473/2018.

Requerimento Padrão
  • Orientações: Clique aqui para ler as orientações sobre o requerimento padrão. Para informações adicionais contate a SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de seu e-mail institucional.
  • Formulário: baixar o formulário (.docx).
  • Tramitação: Estudante -> entrega na SI-UA (Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica) para protocolo -> acompanhamento da tramitação no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos).
  • Normatização: Legislação federal educacional. Resoluções, portarias e instruções normativas da UFLA (Universidade Federal de Lavras).